Energia Solar

O que é a tecnologia PERC?

22 outubro, 2019

Hoje vamos sanar uma dúvida comum entre os compradores de painéis solares. “O que é tecnologia PERC e o que ela influencia na escolha do meu painel?”. Então se essa é uma dúvida sua também confira este post que preparamos!

 

Sobre a matéria-prima dos painéis

 

Antes de mais nada, vamos falar brevemente sobre o silício, matéria-prima da maioria dos painéis comerciais e o responsável majoritário pelo custo, na produção das células fotovoltaicas. Este custo se refere na extração do silício, na sua extração e na obtenção de níveis de pureza do material. 

 

Nos últimos anos várias tecnologias foram estudadas e aplicadas na indústria de painéis, a fim de se obter maior eficiência com o menor custo de produção. A exemplo disso temos o método de serragem por fios diamantados, que possibilita obter células mais finas, reduzindo o custo de fabricação dos módulos.

 

Porém este método, além de reduzir o custo do painel, reduz, também, sua eficiência de conversão de radiação solar em energia elétrica. Sendo então, necessário o desenvolvimento de uma tecnologia que aumentasse a eficiência da célula, e que fosse economicamente viável.

 

Características e história da tecnologia PERC

 

Tendo sido estudada a mais de 30 anos, PERC é uma tecnologia desenvolvida na Universidade de South Wales na Austrália, mas somente nos tempos atuais, começou a ser utilizada de maneira comercial. 

 

A sigla PERC possui algumas definições, sendo a mais usual Passivated Emitter Rear Cell, que basicamente trata-se de uma camada de passivação localizada na atrás da célula

 

Passivação da célula é o nome dado, quando é adicionado uma camada fina de um determinado material, em sua superfície. O objetivo é reduzir a recombinação dos elétrons nas extremidades do silício e, consequentemente, proporcionar ganhos em eficiência dos módulos.

 

Além dessa redução de recombinação de elétrons, essa prática facilita a reflexão da radiação no fundo da célula fotovoltaica. Isso permite que o aproveitamento maior dos elétrons desperdiçados no processo de captação dos raios solares.

 

A tecnologia PERC é usada no mundo inteiro, estando presente nas fábricas dos grandes produtores de painéis. Com isso, alcançou-se o marco de 15 GW de módulos com tecnologia PERC, em 2017. A razão disso é a fácil adaptação necessária, nas fábricas já em operação. Assim o processo ocorre mais rapidamente e com um baixo investimento. 

 

Mercado brasileiro 

 

O mercado brasileiro, tal qual o mundial, se adaptou bem aos módulos PERC, sendo produzido em larga escala. Aliás, o mercado brasileiro é uma referência, quando o assunto é adaptação às novas tecnologias. Certamente um processo que faz valer cada minuto e valor investido.